Rajada - определение. Что такое Rajada
Diclib.com
Словарь ChatGPT
Введите слово или словосочетание на любом языке 👆
Язык:

Перевод и анализ слов искусственным интеллектом ChatGPT

На этой странице Вы можете получить подробный анализ слова или словосочетания, произведенный с помощью лучшей на сегодняшний день технологии искусственного интеллекта:

  • как употребляется слово
  • частота употребления
  • используется оно чаще в устной или письменной речи
  • варианты перевода слова
  • примеры употребления (несколько фраз с переводом)
  • этимология

Что (кто) такое Rajada - определение

VENTO FORTE E DE CURTA DURAÇÃO
Rajada de vento; Rajada

Rajada         
f.
Ventania forte e rápida; rabanada.
Fig.
Ímpeto; rasgo de eloquência.
(Do cast. "rajar")
f. Bras.
Espécie de mandioca.
rajada         
sf (cast rajar+ada1)
1 Vento impetuoso, embora rápido; pé-de-vento.
2 Náut Lufada de vento da terra, nas proximidades das montanhas e das costas elevadas.
3 Rasgo de eloqüência.
4 Descarga de metralhadora
R. de cólera: acesso de cólera
R. de eloqüência: trecho da oratória vibrante e incendiada; rasgo de eloqüência.
sf (fem de rajado1)
1 Espécie de mandioca.
2 Variedade de maçã.
Lufada         
f.
Rajada de vento.
(De lufa. Fr. João de Sousa indica a etim. do ár. lafaha)

Википедия

Lufada

Lufada, rajada de vento ou rajada é um vento forte e de curta duração, geralmente de três a 20 segundos. Sua observação é feita em comparação à velocidade média do vento dentro de um período de tempo, por exemplo: se em um intervalo de dez minutos essa velocidade média foi de 33 quilômetros por hora (km/h), a rajada pode ser constatada em um momento de cinco segundos em que esse vento atingiu 60 km/h ou mais.

Rajadas de vento podem ser registradas durante tempestades causadas por nuvens cumulonimbus, quando normalmente são acompanhadas de chuva forte, descargas elétricas e, por vezes, queda de granizo. Eventos como downburst e tornados são associados a rajadas mais fortes e frequentes. No entanto, também são originadas de fenômenos de maior escala, a exemplo de choques entre massas de ar quente e frio. Esse contraste intensifica a circulação atmosférica, o que impulsiona a velocidade do vento e a ocorrência de lufadas.

Embora associadas a tempestades, rajadas de vento também podem acontecer durante a atuação de massas de ar seco, tanto frio como quente. Dependendo da velocidade alcançada, as lufadas são capazes de provocar destelhamento de casas, queda de árvores e danos em placas, outdoors e postes. Mesmo na geração de energia eólica, rajadas fortes causam danos em equipamentos e queda de aerogeradores. Na aviação, ventos de rajada podem afetar a sustentação e a trajetória de aeronaves.

Segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM), a maior rajada de vento não relacionada a tornados já registrada foi de 408 km/h na Ilha de Barrow, na Austrália, em 10 de abril de 1996.